Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024

Temer quer que sua defesa seja feita separada de Dilma no TSE

Advogados do vice-presidente também pedem que sejam extintas duas das quatro ações que tramitam no TSE.

Publicado por Fernanda Izzo
há 8 anos

Brasília - O vice-presidente Michel Temer entrou com um pedido nesta quarta-feira no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que o processo que tramita na Corte pedindo a cassação do mandado da presidenta Dilma Rousseff e do vice tenha as responsabilizações de ambos separadas. De acordo com a defesa de Michel Temer, caso o TSE julgue procedente a ação de investigação, o vice-presidente não deveria receber a mesma sanção que Dilma, já que, segundo Temer, as acusações são de que somente ela e o PT teriam feito arrecadação ilícita de campanha.

Os advogados de Temer alegam, no pedido, que ele movimentou seus próprios recursos e, por isso, só poderia ser responsabilizado por esta movimentação. Uma das argumentações feitas pela equipe do peemedebista é que o próprio PSDB, ao propor as ações, não apresenta acusação referente a Temer e, sim, em relação à campanha da petista.

A defesa do vice-presidente também pede que sejam extintas duas das quatro ações que tramitam no TSE sobre o assunto: uma representação ajuizada pela coligação Muda Brasil e o PSDB, e a Ação de Impugnação de Mandato Eletivo. Quanto às duas ações de investigação, o pedido é que o conceito de "beneficiamento absoluto", segundo o qual, Temer também assumiu o mandato junto com Dilma, seja flexibilizado.

A solicitação foi encaminhada à ministra Maria Thereza de Assis, que é a atual Corregedora-Geral Eleitoral e responsável pela relatoria dos quatro processos. Nessa segunda-feira, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, que foi eleito presidente do TSE, disse que a ação de cassação da chapa Dilma-Temer pode ficar para o segundo semestre deste ano ou para o ano que vem.

Fonte:

  • Sobre o autorAdvogada
  • Publicações98
  • Seguidores189
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações141
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/temer-quer-que-sua-defesa-seja-feita-separada-de-dilma-no-tse/324300521

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Espero mesmo que não existam concessões, numa vez que, conhecedor que era dos desvios de conduta do PT nas eleições, manteve-se calado porque as maracutaias iam de encontro aos seus anseios.
Se foi ele ou não, será uma discussão infinita, mas que foi beneficiado, não existem dúvidas.
Fora Temer. continuar lendo

A Dilma e o Temer hoje são desafetos pessoais e políticos, por isso que estão nessa de mais uma vez colocar à tona que a política brasileira está um caos e totalmente devastada pela falta de humanidade dos cleptocratas. Infelizmente os dois são "farinhas do mesmo saco". continuar lendo